Exposição pessoal, competição pelos melhores espaços e oportunidades… Este é o cenário atual da sociedade em todas as esferas, seja no âmbito social ou no mundo corporativo, sobretudo no início da fase adulta. E como não poderia ser diferente, a questão estética, ou seja, a aparência, segue na linha de frente das chamadas “exigências” que podem fazer a diferença.
Neste sentido, vamos falar sobre o drama de quem já experimenta a difícil tarefa de enfrentar problemas de calvície neste período tão agitado da vida. Será que o transplante capilar é a melhor solução para resolver este problema e, assim, poder focar na competitividade frenética que o adulto jovem encara diariamente?
O fato é que, para muitas pessoas, a perda precoce dos cabelos liga o sinal de alerta e naturalmente eleva a pressão psicológica. Aí vem os questionamentos internos: Há solução? Qual é a mais rápida e eficaz? Sou jovem. Posso fazer um transplante capilar? Em primeiro lugar, é importante destacar que há um consenso entre os especialistas da área de que o transplante de cabelo em razão da calvície genética deve ocorrer após os 27 anos. Antes disso, não há dúvida de que o tratamento clínico é o melhor aliado do adulto para combater a perda excessiva dos fios.
De forma direta, a constatação é de que o adulto jovem não é um bom candidato ao transplante capilar. Os cirurgiões e dermatologistas/tricologistas do Grupo Speranzini, formado pelas clínicas Speranzini e Guardiões do Cabelo, explicam que a tendência é que a calvície progrida bastante, mas a essa altura da vida está longe de se estabilizar. “Isso é um complicador na avaliação da área doadora no médio prazo, o que pode representar um resultado inestético em relativamente pouco tempo”, explica Mauro Speranzini, criador das técnicas FUE Evolution e DNI que, associadas, levaram os resultados do transplante capilar a uma nova era no Brasil e no mundo.
Basicamente, o tratamento clínico é realizado por meio do uso de medicamentos via oral, de uso tópico e/ou injetado no couro cabeludo com o auxílio de aparelhos específicos para esta finalidade. O objetivo é retardar a queda dos fios e engrossar os fios miniaturizados.
O segredo é ter calma e paciência! Em breve você estará em igualdade de condições sob o ponto de vista estético, para enfrentar as batalhas impostas pela rotina diária dos adultos jovens. A dica é realizar uma avaliação bastante criteriosa, de preferência, obviamente, em uma clínica especializada, que ofereça tratamento integrado para a calvície. Na ocasião, o cirurgião capilar e o dermatologista especializado em tricologia vão explicar os prós e contras do transplante capilar em jovens, detalhar com clareza o melhor caminho e, com segurança, acompanhar o paciente até o momento certo de se submeter ao transplante capilar.