A queda de cabelo excessiva é uma preocupação recorrente para as mulheres que sofrem com o problema. Bem diferente do que o senso comum pode indicar, a perda de cabelos em mulheres não tem a ver com má circulação, folículos entupidos ou lavagem excessiva do cabelo. As causas costumam ser mais complexas.
Fatores genéticos, alterações hormonais, estresse, alimentação inadequada, perda excessiva de peso e, até mesmo, e excesso de química são alguns dos exemplos que levam a uma alteração do ciclo normal do cabelo. No entanto, hoje, para alívio geral do universo feminino, tecnologias avançadas associadas a excelência de médicos especialistas são capazes de entregar respostas bastante positivas no tratamento para perda de cabelos em mulheres.
O primeiro passo para se determinar o tratamento mais adequado para a perda de cabelos em mulheres é a precisão do diagnóstico. Por isso a importância de se procurar um profissional qualificado e especializado em tricologia, área da dermatologia que estuda as doenças do couro cabeludo. Só ele é capaz de identificar a causa através de exames específicos.
O tratamento para a perda de cabelos em mulheres pode ser feito de várias formas, desde o ajuste na alimentação, ingestão de suplementos alimentares, aplicação de medicamentos no couro cabeludo, uso de remédios específicos e, até mesmo, o transplante capilar.
Principais tratamentos
Via oral
Alguns tipos de queda de cabelos respondem bem a tratamentos orais. Suplementos nutricionais especiais para os cabelos podem ser indicados. Há casos em que se recomenda o uso de medicamentos específicos para a queda capilar, associados ou não aos suplementos nutricionais.
Uso Tópico
A depender das causas, medicamentos aplicados diretamente no couro cabeludo como o minoxidil, também tem apresentado boa resposta no tratamento para alguns tipos de perda de cabelo em mulheres.
Microagulhamento e Intradermoterapia Capilar
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica que utiliza um equipamento com microagulhas vibratórias que perfuram o couro cabeludo, causando mínimos ferimentos que estimulam a circulação sanguínea, ao mesmo tempo em que injeta substâncias (vitaminas e medicamentos) para estímulo do crescimento de novos fios de cabelo e engrossamento dos fios existentes.
Normalmente recomendam-se três sessões com intervalos de 30 dias cada uma. Posteriormente, é feita a avaliação da resposta obtida pela paciente. O MMP tem se mostrado bastante eficaz no tratamento da perda de cabelo em mulheres.
Fototerapia e Laser
Alternativa para tratar a queda de cabelos em mulheres é o uso da fototerapia capilar, que promete acelerar o crescimento dos fios e diminuir a queda dos cabelos. De uso profissional e domiciliar, estimula o crescimento dos fios através da luz de led irradiada pelo boné, capacete, faixa ou escova.
O laser, já consagrado entre as mulheres para o tratamento de rugas e manchas, também tem sido aplicado no couro cabeludo, com taxa de resposta positiva para o controle de alguns tipos de perda de cabelos em mulheres.
Micropigmentação Capilar
Quando a perda de cabelo em mulheres faz com que o couro cabeludo fique muito evidente, após avaliação médica, em casos específicos, pode-se optar pela micropigmentação capilar.
Esta técnica estética aplica pigmentos no couro cabeludo para diminuir o contraste entre o cabelo e o couro cabeludo nas regiões onde há rarefação. O pigmento é introduzido na camada mais superficial da pele com um dermógrafo, agulha e tintas específicas para a pigmentação do couro cabeludo. Em geral, são recomendadas três sessões para mulheres. A duração do resultado varia de pessoa para pessoa. Recomenda-se a reavaliação entre 1 ano e meio e 2 anos, pois o pigmento aplicado sofre um desgaste natural ao longo do tempo que varia de pessoa para pessoa.
Transplante capilar
O transplante capilar, muito eficaz para o tratamento da calvície masculina, também pode ser uma opção de como resolver a perda de cabelo nas mulheres, entretanto, vale ressaltar que o transplante capilar nem sempre é a melhor opção, pois ao contrário dos homens, nas mulheres a calvície é difusa, o que pode dificultar a obtenção de um resultado satisfatório. Para calvícies menores e casos específicos a cirurgia traz bons resultados.