O acesso de milhões e milhões de pessoas a qualquer tipo de informação por meio das redes sociais funciona, com a mesma eficácia, para o bem e para o mal. O consumo sem freio é uma realidade preocupante.
A publicidade nas mais variadas formas e o marketing agressivo nas mídias digitais se tornaram ferramentas essenciais para atrair clientes interessados em qualquer coisa. O que interessa é fechar negócio! O problema é quando o serviço oferecido diz respeito à cirurgia plástica. No caso específico do transplante capilar, as famosas e perigosíssimas fotos no formato antes e depois, infelizmente, têm o poder da sedução.
Essa técnica de convencimento vai na contramão das diversas recomendações destinadas aos profissionais da área. É assustador o número de médicos e clínicas que extrapolam os limites para fisgar pacientes. Há regras para isso. Toda e qualquer divulgação feita por médicos e clínicas, por exemplo, deve seguir as resoluções do Conselho Federal de Medicina. Médicos e clínicas até podem fazer publicidade, desde que sejam sóbrias, evitem o sensacionalismo e, principalmente, exponham fatos reais.
A intenção por trás do Código de Ética é justamente proteger os pacientes vulneráveis à propagandas enganosas e divulgação de falsos resultados nas redes.
“No transplante capilar, especificamente, artimanhas como fotos antes e depois muitas vezes induzem maldosamente o paciente, normalmente fragilizado pelo problema da calvície e pela necessidade de resolver o problema o mais rápido possível”.Alerta Dr. Mauro Speranzini, um dos maiores especialistas do mundo em transplante capilar e ex-presidente da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar – ABCRC.
O fato é que, só um cirurgião comprovadamente especialista em transplante capilar é capaz de avaliar qual a técnica ou tratamento indicados e, mais do que isso, fundamentalmente discutir com o paciente e alinhar a real expectativa naquele caso específico. Cada caso é um caso.
Por isso, vale o alerta sobre os perigos na busca de informações médicas na internet. O que pode parecer uma inocente troca de informações, na verdade pode induzir você à escolha inadequada, ou seja, o sonho pode se tornar um pesadelo.
Ao escolher um médico para realizar o seu transplante capilar, verifique se ele é especialista em cirurgia de transplante capilar, procure esclarecer suas dúvidas nas consultas presenciais e converse com outros pacientes, mas não se deixe enganar por publicações de pessoas [possíveis agenciadores] que podem estar levando vantagens para promover determinado profissional.
O Código de Ética Médica proíbe a divulgação de antes e depois de pacientes. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), se trata de uma decisão que protege a privacidade e o anonimato inerentes ao ato médico e estimula o profissional a fazer uma permanente reflexão sobre seu papel na assistência aos pacientes:
“É vedado ao médico fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.(Capítulo IX – Sigilo Profissional, Art. 75.)
Além disso, como cada indivíduo possui características próprias, fotos de antes e depois podem induzir ao erro, pois os resultados nem sempre são os mesmos para todos.