Assim como em qualquer outra situação cirúrgica, a otoplastia também gera tensão e certo temor em quem está se preparando para realizar o procedimento. Uma das principais preocupações, obviamente, é saber se otoplastia dói. É comum encontrarmos na internet relatos de pós-operatórios dolorosos e recuperações demoradas.
Segundo Dr. Mauro Speranzini, isso é decorrente da utilização de técnicas ultrapassadas baseadas na sutura das orelhas em estruturas profundas. Na Clínica Speranzini, ao contrário, na maioria das vezes o incômodo é mínimo ou até inexistente.
Em situações raras podem ocorrer hematomas e cicatrizes hipertróficas. Por isso, optar por uma clínica estruturada, que atue apenas com cirurgiões plásticos especializados em otoplastia e equipes experientes, é a garantia para evitar ou contornar qualquer tipo de contratempo.
Em condições normais, se comparada a outras cirurgias plásticas, como mamoplastia redutora ou a abdominoplastia, a otoplastia é muito mais tranquila em todos os aspectos. Para evitar qualquer surpresa desagradável em relação à dor, vale o velho conselho: siga à risca as recomendações médicas antes, durante e após a otoplastia.