A perda de cabelo em homens e mulheres se dá por diversos motivos. Entre eles, por exemplo, estresse, envelhecimento, falta de nutrientes, desequilíbrio hormonal e até uma certa impaciência para cuidar dos fios como eles merecem. Hábitos saudáveis evitam a queda de cabelo e ajudam bastante na preservação da saúde capilar como um todo. Vida saudável, cabelos saudáveis! Abaixo, destacamos alguns deles:
O estresse pode ser um gatilho para a queda acentuada do cabelo. Portanto, noites bem dormidas, exercícios regulares e meditação são algumas das formas de manter o bom nível hormonal, essencial para qualquer função do organismo. Vida saudável, cabelos saudáveis!
Essas atividades promovem a produção satisfatória de GH e a manutenção do nível ideal de cortisol, fazendo com que o folículo capilar se mantenha ativo por mais tempo. Há, ainda, menos produção de radicais livres, ou seja, garantia de menor envelhecimento capilar
Proteína é a principal matéria-prima do cabelo. Quando o nutriente não é ingerido na quantidade correta — 0,8 grama por quilograma de peso corporal , por exemplo, os fios enfraquecem. Mas isto ocorre com quem é vegano ou faz dietas muito restritivas. Neste caso, a suplementação é obrigatória. O BCAA é precursor da proteína e contribui bastante para quem sofre com queda. Mas já o trio biotina, cistina e cisteína ajuda na prevenção do mal.
A massagem terapêutica, além de viciante e prazerosa, melhora a absorção de componentes nutritivos, como os presentes em tônicos. Se feita com regularidade, funciona bem como um antídoto para a queda de cabelo, já que promove aumento do fluxo sanguíneo. Massagem estimula a oxigenação e distribui os nutrientes no folículo capilar, mantendo-o ativo e saudável.
O segredo é pegar leve! Então, desembaraçar o cabelo ainda no banho, de forma delicada é um bom caminho para evitar a queda do cabelo por tração. E não rola usar qualquer tipo de escova ou pente, ok? Então, opte pela menos agressiva, preferencialmente com cerdas macias e naturais ou acessórios de madeira com dentes largos, que não atrapalham a passagem dos fios.
De acordo com os dermatologistas / tricologistas e cirurgiões do Grupo Speranzini, referência internacional em transplante capilar e tratamentos clínicos-, vale sempre alertar para o fato de que todas as ações que envolvem a busca por soluções de problemas capilares devem ser orientadas e acompanhadas por médicos especialistas. Nunca se automedique. Consulte sempre um tricologista.