O uso da barba, nos mais variados estilos, tornou-se tendência mundial de beleza masculina. Homens que aderem à moda relatam a melhora na autoestima e na autoconfiança, tanto no ambiente de trabalho quanto nos relacionamentos pessoais. Porém, nem todos apresentam condições adequadas para cultivar e ostentar uma barba de respeito. Na ausência parcial ou completa, falhas, ou como recurso eficaz para camuflar cicatrizes aparentes na região do rosto, a grande sacada é o implante de barba através da técnica FUE (Follicular Unit Extraction) com DNI (Dull Needle Implanter).
A Técnica FUE é a mais indicada para o implante de barba, pois retira os fios um a um, sem um corte linear com bisturi na área doadora. É a técnica mais moderna e menos invasiva para transplante de pelos. Os pelos com as raízes são retirados com o auxílio de um instrumento chamado micro punch, que produz micro cicatrizes na área doadora, podendo ser imperceptíveis a olho nu. Pequenos furos são feitos na região a ser preenchida com fios obtidos do próprio couro cabeludo, quando não há sinais de calvície, do pescoço, tórax ou de qualquer outra parte do corpo.
Na associação com a DNI, os fios são inseridos nos pequenos furos feitos na área a ser preenchida (até 50% menores com a técnica), com o auxílio de implantadores com agulha não afiada, que garantem a menor manipulação das unidades foliculares e consequente maior percentual de fios que, efetivamente, nascerão na área desejada. Com isso, as tradicionais pinças, antigamente utilizadas para a colocação das unidades foliculares, foram aposentadas e os implantadores com agulha sem corte ocuparam seu lugar, proporcionando menor trauma das unidades foliculares ao serem manipuladas na hora da colocação e consequente aproveitamento maior dos fios a serem transplantados.
A diferença entre o sucesso e o fracasso do fio transplantado se fixar e crescer na área a ser preenchida está em, durante a cirurgia, o especialista manipular o mínimo possível as unidades foliculares, enxertá-las rapidamente e manter a circulação sanguínea local intacta. Estas três necessidades são 100% atendidas no implante de barba com a técnica FUE com DNI no implante de barba. Desenvolvida pelo cirurgião plástico Dr. Mauro Speranzini, a associação da FUE com a inovadora DNI é reconhecida pela comunidade médica internacional como uma grande revolução em transplante de pelos.
Os seis benefícios da técnica FUE com DNI para implante de barba:
O implante de barba com a técnica FUE com DNI é de baixo risco para o paciente. Não há limite de idade para a realização do procedimento, desde que a pessoa reúna boas condições de saúde e tenha área doadora no pescoço, couro cabeludo ou outras partes do corpo para o preenchimento desejado.
O pós-operatório é seguro e tranquilo. O paciente estará apto a retornar às atividades normais já no dia seguinte ao procedimento. Em razão das microincisões, tanto na área a ser preenchida quanto na área doadora, pequenas crostas se formam e caem entre oito e 14 dias após o transplante de barba. Pode haver coceira e dormência temporárias nas áreas operadas. Algum inchaço e vermelhidão nos dias subsequentes ao transplante de barba é normal. Os fios transplantados podem cair e os definitivos começarão a nascer após o 3º mês. Em média, seis meses após o transplante de barba observa-se o resultado final.